O Centro de Referência LGBTI Luana Barbosa dos Reis, anteriormente chamado de Centro de Cidadania, encontra-se localizado na Zona Norte, em processo de transição da região da Casa Verde para Pirituba. Sua atuação na Zona Norte teve início em 29 de setembro de 2016. Atualmente, o Centro de Referência é administrado pela OSC Associação Lyra. Trata-se de um dos cinco equipamentos deste perfil – os demais estão localizados nas zonas Central, Sul, Leste e Oeste, mantidos pela Prefeitura, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e vinculados diretamente à coordenação de políticas para LGBTI+.
O Centro de Referência LGBTI+ é um equipamento público de atendimento especializado à população LGBTI+, em especial vítimas de LGBTfobia ou que se encontram em situação de vulnerabilidade, por meio de atendimento técnico e multiprofissional (psicossocial, socioassistencial, jurídico e pedagógico), para prevenção e enfrentamento da violência LGBTfóbica, promoção de direitos, fortalecimento da cidadania e construção da autonomia. O Centro de Referência LGBTI+ também articula com agentes públicos, privados e da sociedade civil para fortalecer e integrar a Rede de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, ampliando a visibilidade e o conhecimento sobre a temática LGBTI+. A Unidade Móvel LGBTI+, vinculada ao Centro de Referência LGBTI+, é um equipamento público itinerante de atendimento inicial a essa mesma população, para divulgar os serviços prestados e ampliar sua abrangência territorial, por meio de orientações e encaminhamentos para atendimento especializado no Centro de Referência LGBTI+.
O Centro de Referência LGBTI Luana Barbosa dos Reis, que recebeu este nome para homenagear uma mulher negra e lésbica assassinada em Ribeirão Preto, também abriga as atividades do programa Transcidadania, que promove a reintegração social e o resgate da cidadania para travestis, mulheres transexuais e homens trans em situação de vulnerabilidade.
A principal ferramenta do programa é a educação. Assim, o Transcidadania oferece às beneficiárias e aos beneficiários a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio, frequentar cursos e oficinas de qualificação profissional e desenvolver atividades de fortalecimento da cidadania e geração de renda.